Ceciliano revisita presidência da Alerj e projeta futuro do Rio
André Ceciliano, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) e pré-candidato a deputado estadual, concedeu entrevista à Cidade do Aço FM, no Sul Fluminense. Durante o programa Bom Dia Cidade, ele relembrou os desafios e conquistas de sua gestão à frente do parlamento fluminense, enfatizando a importância do planejamento para o desenvolvimento do estado.
O político destacou que, ao assumir a presidência da Alerj em 2017, enfrentou um cenário de dificuldades financeiras. Ceciliano ressaltou que, por meio de medidas de ajuste e diálogo com diferentes setores, foi possível reorganizar as contas públicas e garantir o pagamento em dia dos servidores estaduais.
“Fizemos uma transição responsável. Adotamos ajustes duros, mas sempre preservando o diálogo com deputados, servidores e representantes da sociedade. Conseguimos criar um ambiente de estabilidade para que o Rio voltasse a caminhar”, afirmou Ceciliano.
Valorização do Parlamento e Retorno de Recursos
A gestão de Ceciliano na Alerj foi marcada, segundo ele, pela valorização do Parlamento e pela busca de consenso entre as diversas correntes políticas. Ele mencionou que durante seu período na presidência, foram devolvidos mais de R$ 2 bilhões aos cofres do estado.
“No período em que estive na presidência da Assembleia, demos oportunidades iguais a todos os parlamentares. Reduzimos custos, ampliamos a participação e o diálogo”, destacou o ex-presidente.
Ceciliano também ressaltou o apoio destinado a instituições de ensino e pesquisa. “Tomamos decisões importantes que possibilitaram apoio à UERJ, à UFF, à Fiocruz e a outras instituições fundamentais para o desenvolvimento do estado.”
Planejamento Estratégico e Obras para o Desenvolvimento
Como autor de mais de 400 leis estaduais, André Ceciliano citou a criação do Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro como um marco de seu trabalho. O fundo visa transformar receitas extraordinárias do petróleo em investimentos permanentes para as futuras gerações.
“O Rio de Janeiro precisa voltar a planejar o seu futuro. Nos últimos 30 anos, tivemos poucos projetos estruturantes”, defendeu Ceciliano, reforçando a necessidade de pensar a longo prazo.
Durante a entrevista, ele também abordou a expansão da infraestrutura energética no Sul Fluminense, defendendo a instalação do gasoduto para o distrito industrial de Santa Cruz e do Arco Metropolitano. A obra visa levar gás para a Costa Verde e o Sul Fluminense, atraindo novas indústrias e gerando empregos.
A duplicação da Serra das Araras foi outro tema abordado. Ceciliano considera a obra um avanço logístico crucial para o estado. “A nova Serra das Araras vai trazer mais segurança para quem utiliza a rodovia, reduzir o tempo de viagem e melhorar o escoamento da produção”, pontuou.
Pré-candidatura e Contribuição para o Rio
Ao final da entrevista, André Ceciliano reafirmou sua disposição em disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. “Hoje me coloco como pré-candidato a deputado estadual porque acredito que ainda posso contribuir com o Rio de Janeiro”, declarou.
Ele concluiu enfatizando que a experiência adquirida na presidência da Alerj demonstrou que, com diálogo e planejamento, é possível superar grandes desafios e construir soluções para o estado.
Fonte: G1
