PSD do Rio de Janeiro confirma apoio a Lula em 2026
O deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) anunciou que o partido no Rio de Janeiro apoiará a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2026. A declaração foi feita em entrevista ao News Manhã nesta sexta-feira (26), indicando que a sigla seguirá a aliança estabelecida pelo ex-prefeito Eduardo Paes com o atual presidente.
Apesar de o PSD nacional ter lançado o ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado, como pré-candidato à presidência, o deputado reforçou que o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, está ciente da forte relação entre Eduardo Paes e Lula. Essa proximidade, segundo Pedro Paulo, é fundamental para o desenvolvimento de projetos e programas na cidade do Rio de Janeiro.
A pesquisa PoderData/Aya, divulgada na véspera, mostra Lula na liderança em todos os cenários para a eleição presidencial, com 40% das intenções de voto no primeiro turno. Ronaldo Caiado aparece com 4%, em empate técnico com Renan Santos.
Pedro Paulo confirma candidatura ao Senado
Durante a entrevista, Pedro Paulo também confirmou sua pré-candidatura ao Senado, parte de um projeto político liderado por Eduardo Paes. O objetivo é fortalecer a oposição aos grupos que administram o estado nos últimos anos. A candidatura conta com o apoio do PSD, PDT, PT, Podemos, MDB e PSDB.
Ele destacou a importância do Senado como guardião da dívida pública e espaço para discussões sobre financiamento e organização das contas estaduais. Para o deputado, o Rio de Janeiro precisa de um representante com protagonismo em Brasília.
Críticas à gestão do Rio e defesa da interinidade
Pedro Paulo criticou a sucessão de crises e escândalos de corrupção que afetam o Rio de Janeiro, especialmente em fundos de previdência estaduais. Sobre o governo interino de Ricardo Couto, o deputado defendeu a permanência do desembargador no cargo até o fim do ano.
“Estamos a quatro meses das eleições. Não tenho dúvida de que o melhor é que Ricardo Couto permaneça até dezembro, conduzindo a transição para um governo legitimamente eleito nas urnas”, afirmou.
O pré-candidato ao Senado também rebateu questionamentos sobre sua vida pessoal, afirmando ter ficha limpa e estar apto a disputar uma eleição majoritária. “Não tenho nenhum processo contra minha conduta. Tenho ficha limpa, fui eleito em todas as eleições que disputei e não há qualquer mancha na minha história que me constranja a colocar meu nome à disposição da população”, concluiu.
Fonte: g1.globo.com
