Inverno Oficial em Teresópolis: Clima e Expectativas para a Alta Temporada
O inverno chegou oficialmente a Teresópolis no dia 21 de junho, trazendo o clima serrano que encanta moradores e turistas. Apesar de a previsão indicar temperaturas ligeiramente mais altas que o usual na Região Serrana, devido ao fenômeno El Niño, a estação promete a típica alternância entre dias frios e períodos amenos, além da baixa umidade do ar.
Para a economia local, o inverno é sinônimo de prosperidade. A secretária de Turismo de Teresópolis, Nina Benedito, confirma que esta é a alta temporada para o município. “O inverno naturalmente já é a nossa alta temporada. As pessoas gostam disso: gostam de sentir o frio, se arrumar, tomar um vinho, comer um fondue”, comentou.
Antes mesmo do início oficial da estação, a cidade já registra altas taxas de ocupação hoteleira nos finais de semana, atraindo um fluxo crescente de turistas e excursões. A expectativa do setor é de que esse movimento se mantenha constante durante todo o período.
Atrações Naturais que Ganham Destaque no Frio
Com a chegada do inverno, os atrativos naturais de Teresópolis se tornam ainda mais procurados. Moradores e visitantes buscam o contato com a natureza e o clima da serra, aproveitando a diversidade de opções que o município oferece.
Entre os principais destinos estão o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO), ideal para ecoturismo com trilhas e cachoeiras; o Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT), com trilhas e espaços para contemplação; o Parque Estadual dos Três Picos (PETP), que oferece trilhas e um centro de visitantes; e o Horto Municipal e Borboletário, um espaço familiar com áreas de lazer.
Gastronomia que Aquece e Valoriza a Experiência na Serra
A gastronomia de Teresópolis ganha protagonismo durante o inverno. Restaurantes, pousadas e cafeterias apostam em pratos típicos da estação, como fondues, caldos e chocolates quentes, que tornam a estadia ainda mais aconchegante. A secretária Nina Benedito destaca que, além dos tradicionais fondues, os caldos fazem muito sucesso, muitas vezes com festivais dedicados a eles.
“Tudo isso harmoniza muito bem com um bom vinho, de preferência um vinho teresopolitano, que valoriza ainda mais a experiência”, afirmou Benedito, ressaltando o impacto positivo da gastronomia na experiência turística.
Fonte: A Gazeta do Rio
