Avanço na Negociação Salarial: Projeto de Lei para Adicional por Tempo de Desempenho Será Enviado à Alerj
Em meio a uma greve que já se estende por três meses, a Comissão de Negociação do Comando Unificado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) obteve uma conquista significativa na luta por melhorias salariais. O governador em exercício do Rio, desembargador Ricardo Couto, anunciou que enviará à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) um Projeto de Lei (PL) que institui o adicional por tempo de desempenho para servidores públicos.
A criação deste adicional é vista como uma das demandas centrais do movimento grevista. Inicialmente, a proposta visava apenas os servidores da Uerj. Contudo, o governador decidiu ampliar o benefício, estendendo-o a todos os servidores públicos cujos triênios foram extintos pela Lei nº 195/2021. A votação do projeto está agendada para a próxima terça-feira, 30 de maio.
A coordenadora-geral do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Públicas Estaduais do Estado do Rio de Janeiro (Sintuperj), Cassia Gonçalves, e o membro do Comando de Greve Igor Conde, convocaram os servidores a comparecerem à Alerj para acompanhar a sessão. “Todos os servidores têm o compromisso de estar presentes na Assembleia Legislativa para pressionar os deputados pela aprovação do PL”, declararam em nota.
Entenda a Greve na Uerj
A paralisação na Uerj abrange docentes e técnicos administrativos que reivindicam medidas urgentes contra a precarização das condições de trabalho nos campi da instituição. As categorias apontam para perdas salariais acumuladas nos últimos anos, defasagem em relação à inflação e o descumprimento de acordos anteriores firmados com o governo estadual.
A decisão de estender o adicional por tempo de desempenho a todos os servidores que tiveram seus triênios extintos representa um importante passo para mitigar os efeitos da Lei nº 195/2021, que alterou a estrutura remuneratória de muitos servidores públicos estaduais.
A expectativa é que a aprovação do PL na Alerj traga um alívio e reconhecimento à carreira dos servidores, além de sinalizar um avanço nas negociações que se arrastam há meses. A mobilização dos servidores na terça-feira é fundamental para garantir que a pressão pela aprovação seja mantida.
Fonte: G1
