Gastronomia carioca em destaque com novidades e retornos
O cenário gastronômico do Rio de Janeiro está vibrante com uma série de novidades que prometem agradar a todos os paladares. O Quartinho, um dos pioneiros da Rua Arnaldo Quintela, celebra seus oito anos com um retorno às suas origens, buscando resgatar o perfil de gastrobar. A intenção é oferecer um ambiente mais focado em bebidas e petiscos, ideal para quem busca um bate-papo descontraído.
O sócio Edu Araújo explica que a casa estava com “festa demais”, o que acabava se afastando do propósito inicial. Agora, a proposta é apresentar novos petiscos e drinques, como o “beijo grego” que leva iogurte, tequila, pepino e hortelã, criação do sócio Jonas Aisengart. O espaço também passou por retoques e o cardápio foi reformulado, com destaque para a curadoria de vinil que embala o ambiente.
Outra novidade chega com o menu de inverno do San, com criações do chef André Kawai. As receitas foram pensadas especialmente para os dias mais frios, oferecendo caldos reconfortantes que combinam técnicas clássicas com toques contemporâneos. Entre os destaques estão o rámen com guioza de porco e ovo, e o sobá com tempurá, além de sanduíches como o katsu sando ebi.
Raclette Weekend e influências italianas no Gero
Para os amantes de queijo, os dias 4 e 5 de julho marcam o Raclette Weekend no Queijo com Prosa. O evento contará com duas “racleteiras” dedicadas a derreter exemplares de queijos brasileiros, como o Canastra Roça da Cidade e o Família Sudbrack. Acompanhamentos tradicionais suíços, como pepinos, batatas e frios, estarão presentes para complementar a experiência.
No Gero Rio, algumas receitas do livro “Gero Fasano” começarão a ser servidas. O chef Luigi Moressi apresentará a polenta taragna com queijo fontana e o fígado de vitelo com polenta, pratos que fazem parte dos 14 favoritos do restaurateur Rogério Fasano.
Representação brasileira em Milão e despedida de bistrô francês
O Brasil esteve representado no Prosecco Consortium em Milão pelos brasileiros Danilo Nakamura e Mauricio Zillo. Eles apresentaram insumos da Mata Atlântica, como meles, milho branco e sementes de sapucaia, em um encontro global de troca de conhecimentos gastronômicos. A curadoria foi do Instituto Bazzar.
Em contrapartida, o Bistrô Didier, em Ipanema, eleito o melhor francês pelo Prêmio Rio Show de Gastronomia 2024, se despede no domingo. O chef francês Didier Labbé lamentou que “o aluguel é impagável”, marcando o fim de uma trajetória de sucesso.
Novos talentos e eventos gastronômicos em vista
O futuro da cozinha carioca também traz novidades. Pierre Cozan, filho de Oliver Cozan e com formação profissional na França, assume como novo chef do Térèze, no Hotel Santa Teresa. Além disso, o Rio de Janeiro sediará em julho a 1ª edição do Chef’s Week fora de Portugal, um encontro que reunirá grandes nomes da cozinha portuguesa moderna.
Fonte: O Globo
