Turismo brasileiro vive momento de alta com recorde em maio
O Brasil recebeu quase 500 mil turistas internacionais em maio deste ano, o melhor resultado para o mês em toda a série histórica. Este número representa um crescimento de 5,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, consolidando a tendência de alta do turismo no país. Os dados são resultado de um monitoramento realizado pela Embratur, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal.
No acumulado de janeiro a maio, o país registrou a chegada de mais de 4,8 milhões de visitantes. O transporte aéreo foi o principal motor desse avanço, com mais de três milhões de passageiros internacionais, o que representa uma alta de quase 15%. Essa performance evidencia a importância da conectividade aérea para o fluxo turístico internacional.
São Paulo e Rio de Janeiro lideram a recepção de turistas estrangeiros, cada um com aproximadamente 1,2 milhão de chegadas. Contudo, outros estados também apresentaram desempenhos notáveis. O Rio Grande do Norte se destacou com um aumento de 151% na chegada de visitantes, seguido por Pernambuco, que registrou uma expansão superior a 103%.
Argentina lidera fluxo de visitantes, com crescimento de China e Colômbia
A Argentina continua sendo o principal país emissor de turistas para o Brasil, com quase dois milhões de visitantes. Estados Unidos, Paraguai, França e Alemanha completam a lista dos países que mais enviam turistas. Destaques recentes incluem o aumento de 43% no número de turistas chineses e de 32% no de colombianos, indicando a diversificação das origens dos visitantes.
Plano Brasis impulsiona estratégia de marketing turístico internacional
Segundo Bruno Reis, presidente da Embratur, o resultado expressivo reforça o posicionamento do Brasil como um destino turístico competitivo globalmente. Ele atribui o sucesso à efetividade das estratégias de promoção internacional, especialmente o “Plano Brasis”. Este plano, lançado no ano passado, visa regionalizar a promoção do turismo, destacando as particularidades de cada estado e município.
O “Plano Brasis” é o novo Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil para o biênio 2025-2027, substituindo o antigo “Plano Aquarela”. Criado pela Embratur em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, seu objetivo é posicionar o Brasil como um destino reconhecido mundialmente por sua diversidade e por experiências autênticas e sustentáveis. O plano reconhece as “vocações” de cada uma das 27 unidades da federação, promovendo o país de forma segmentada.
Fonte: G1
