Seminário Nacional das Rodas de Samba debate o futuro da manifestação cultural
Cantores, pesquisadores, gestores públicos e lideranças culturais se reúnem no Rio de Janeiro até 24 de junho para o 1º Seminário Nacional das Rodas de Samba. O evento tem como objetivo principal discutir os desafios, as potências e o papel fundamental dessa expressão cultural no cenário brasileiro.
Organizado pelo Ministério da Cultura (MinC), o seminário visa refletir sobre a economia criativa, o patrimônio cultural, a memória, a participação social, a ocupação de espaços públicos e o desenvolvimento territorial. As rodas de samba são reconhecidas por comporem importantes redes de sociabilidade, geração de renda e preservação das tradições afro-brasileiras.
A iniciativa surgiu de um diálogo entre o MinC e representantes das rodas de samba, buscando ampliar o conhecimento sobre o setor e as políticas públicas existentes. “As rodas de samba têm uma rede muito grande de produção cultural em todo o país. Elas atuam na preservação das nossas tradições, fazem a transmissão dos saberes entre as gerações do samba”, destacou Mário Tavares, secretário executivo do MinC.
Diálogo e Inovação para Valorizar o Samba
O encontro, que começou nesta segunda-feira (22) no Palácio Gustavo Capanema e no Renascença Clube, propõe um espaço para a inovação e a valorização da cultura do samba. A expectativa é que, a partir das discussões, sejam articuladas novas ideias para a criação de políticas públicas com instrumentos de proteção efetivos para a manifestação.
Programação Diversificada e Homenagens Especiais
A programação do seminário conta com debates com personalidades renomadas como Helena Theodoro, Tadeu Kaçula, Nilcemar Nogueira, Aline Calixto, Rafa Rafuagi, Zé Luiz do Império, Rogério Familia, Marina Iris e Thiago Carvalho. Representantes do Ministério da Cultura, Funarte e Iphan também participam dos painéis.
O encerramento do evento, no dia 24 de junho, no Renascença Clube, reunirá Nei Lopes, Teresa Cristina, Moacyr Luz e Mário Tavares. A celebração culminará com uma roda de samba comandada por Marcelinho Moreira, em uma homenagem especial à Tia Surica, figura icônica da cultura do samba.
Fonte: Agência Brasil
