CAIXA inaugura Hub de Impacto em Economia Criativa na Pequena África, Rio de Janeiro, para impulsionar empreendedorismo

CAIXA inaugura Hub de Impacto em Economia Criativa na Pequena África, Rio de Janeiro, para impulsionar empreendedorismo

CAIXA lança Hub de Impacto para fomentar Economia Criativa no Rio de Janeiro A CAIXA Econômica Federal inaugurou nesta segunda-feira (8) o seu primeiro Hub de Impacto em Economia Criativa, localizado na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O novo espaço visa fortalecer negócios de impacto com foco em diversidade, […]

Resumo

CAIXA lança Hub de Impacto para fomentar Economia Criativa no Rio de Janeiro

A CAIXA Econômica Federal inaugurou nesta segunda-feira (8) o seu primeiro Hub de Impacto em Economia Criativa, localizado na região da Pequena África, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O novo espaço visa fortalecer negócios de impacto com foco em diversidade, cidadania financeira e desenvolvimento sustentável, oferecendo estrutura, formação e suporte técnico.

O objetivo principal do hub é impulsionar iniciativas que promovam inovação, empregabilidade e inclusão produtiva. O presidente da CAIXA, Carlos Vieira, destacou que o espaço foi criado para apoiar empreendedores, profissionais criativos, microempreendedores e jovens, visando a profissionalização e formalização de seus trabalhos.

O Hub funcionará como um centro de articulação e desenvolvimento territorial, conectando saberes e projetos para ampliar e qualificar suas atuações. A iniciativa busca transformar a criatividade local em soluções práticas, fortalecer redes comunitárias e gerar modelos de negócios replicáveis, respeitando as vocações e formas de trabalho já existentes na região.

Leia também:  Rio de Janeiro adere ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas e busca recuperação fiscal com novos moldes

Parcerias estratégicas para o desenvolvimento local

Na cerimônia de inauguração, a CAIXA firmou Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com o BNDES, SENAC e FIRJAN. Essas instituições colaborarão em áreas como formação profissional, apoio técnico, empregabilidade e desenvolvimento de negócios. O SEBRAE também aderirá ao acordo posteriormente, ampliando o suporte ao empreendedorismo local.

Espaço aberto para a comunidade e empreendedores

O vice-presidente em exercício de Sustentabilidade e Cidadania Digital da CAIXA, Jean Benevides, ressaltou que o Hub é um espaço aberto para pessoas, coletivos e iniciativas de toda a cidade. “Este é um espaço que fortalece identidades, amplia oportunidades e aproxima a CAIXA das soluções que emergem dos próprios territórios”, afirmou Benevides.

Feira de empreendedorismo afro-brasileiro marca a inauguração

A abertura do Hub contou com uma feira de produtos da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro). Ana Passos, empreendedora da marca Okô Indumentárias Africanas, compartilhou sua experiência de como o apoio da Reafro a ajudou a transformar um hobby em profissão, expressando otimismo sobre o potencial transformador do projeto para outras pessoas.

Leia também:  Réveillon no Rio de Janeiro Impulsiona Economia com R$ 3,34 Bilhões e Espera de 5 Milhões de Pessoas

Fonte: Caixa Econômica Federal

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!