Ato contra PL da Dosimetria reúne centenas em Copacabana, Rio de Janeiro, com shows de artistas renomados

Ato contra PL da Dosimetria reúne centenas em Copacabana, Rio de Janeiro, com shows de artistas renomados

Centenas de pessoas protestam contra PL da Dosimetria em Copacabana Na tarde deste domingo (14), a Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio, foi palco de um grande ato contra a aprovação do PL da Dosimetria na Câmara dos Deputados. O projeto, que reduz penas para condenados por golpe de estado, incluindo o ex-presidente […]

Resumo

Centenas de pessoas protestam contra PL da Dosimetria em Copacabana

Na tarde deste domingo (14), a Avenida Atlântica, em Copacabana, Zona Sul do Rio, foi palco de um grande ato contra a aprovação do PL da Dosimetria na Câmara dos Deputados. O projeto, que reduz penas para condenados por golpe de estado, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, já foi aprovado na Câmara e aguarda análise do Senado.

O protesto, batizado de “Ato musical 2: o retorno”, foi convocado por movimentos e partidos de esquerda e impulsionado por figuras como o cantor Caetano Veloso. A mobilização, que também contou com a presença de Gilberto Gil, Chico Buarque, Fafá de Belém e Lenine, visa expressar descontentamento com pautas políticas e sociais.

Leia também:  Carlos Bolsonaro renuncia ao mandato no Rio e confirma candidatura ao Senado por Santa Catarina em 2026

Nas redes sociais, o evento ganhou força com o apoio de artistas, parlamentares e influenciadores ligados à esquerda, que defenderam a necessidade de “devolver o Congresso ao povo”. Além do PL da Dosimetria, a manifestação abordou outras pautas importantes, como o fim do feminicídio, a oposição ao marco temporal, a investigação das emendas Pix, a transparência no caso do Banco Master e a defesa do decoro no Supremo Tribunal Federal.

Demandas populares e críticas ao Congresso

Manifestantes exibiram cartazes e faixas com frases como “Sem Anistia” e “Congresso Inimigo do Povo”, além de entoarem gritos de “Bolsonaro na prisão”. A advogada Eliane Chaves expressou sua opinião de que o Congresso não tem apresentado pautas que representem os interesses da população.

Leia também:  Marcelo Freixo lança livro sobre trajetória no Rio de Janeiro em 2026 com coautor de "A República das Milícias"

Diversas reivindicações presentes no ato

A aposentada Sheila Martins, representante do sindicato de comerciantes na Baixada Fluminense, esteve presente para reivindicar o fim da escala 6×1, demonstrando a diversidade de pautas que uniram os participantes do ato.

Referência a mobilizações anteriores

A escolha do nome “Ato musical 2: o retorno” remete a uma mobilização anterior, ocorrida em setembro, contra a PEC da Blindagem e a tentativa de anistia a condenados pela tentativa de golpe de Estado. Na ocasião, o evento contou com apresentações de Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Djavan, reunindo cerca de 41,8 mil pessoas, segundo contagem da USP.

Fonte: g1.globo.com

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!