Complexo da Maré terá obras de urbanização e lazer com investimento milionário
Além disso, está em desenvolvimento um modelo de gestão de contêineres de alta capacidade para a área do PAC-Maré, com o objetivo de organizar o espaço urbano, reduzir o descarte irregular e melhorar as condições ambientais.
Reforma da GEL e novas intervenções urbanas planejadas
A sede da Gerência Executiva Local (GEL), na Baixa do Sapateiro, também será reformada e passará a abrigar o Posto Territorial do PAC Periferia Viva. Esta ação fortalecerá a presença do poder público na região e a articulação entre serviços, moradores e as ações do programa.
O PAC Periferia Viva engloba um conjunto mais amplo de intervenções urbanas no Complexo da Maré, ainda em discussão com a comunidade. O plano inclui obras de requalificação viária, com melhoria da pavimentação, ampliação de calçadas, implantação de ciclovias e criação de novas conexões para pedestres e ciclistas.
Serão criadas e requalificadas praças, largos e áreas de convivência, além da ampliação de áreas verdes e arborização urbana. As intervenções estudadas abrangem diversas favelas do complexo, como Baixa do Sapateiro, Nova Maré, Timbau e Conjunto Bento Ribeiro Dantas, entre outras.
Fonte: Prefeitura do Rio
