IPTU 2026 no Rio de Janeiro: Prefeitura inicia envio de guias com 7% de desconto para cota única

IPTU 2026 no Rio de Janeiro: Prefeitura inicia envio de guias com 7% de desconto para cota única

IPTU 2026: Guias de pagamento começam a ser enviadas no Rio de Janeiro A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (12) o envio das guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2026. As correspondências serão entregues pelos Correios diretamente nas residências dos contribuintes. Os cidadãos têm até o dia […]

Resumo

IPTU 2026: Guias de pagamento começam a ser enviadas no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (12) o envio das guias de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para 2026. As correspondências serão entregues pelos Correios diretamente nas residências dos contribuintes.

Os cidadãos têm até o dia 6 de fevereiro de 2026 para efetuar o pagamento da cota única ou da primeira parcela. Aqueles que optarem pela quitação integral do imposto em uma única vez serão beneficiados com um desconto de 7%, mantendo o mesmo percentual concedido no ano anterior.

O valor do IPTU 2026 foi corrigido com base na inflação acumulada do ano, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Leia também:  Mulheres Tomam Conta de Copacabana em Ato Nacional Contra o Feminicídio: 'Nossa Vida Importa'

Opções de pagamento e emissão de guias

Além do recebimento físico pelos Correios, as guias do IPTU 2026 também poderão ser acessadas e emitidas de forma online a partir de 21 de janeiro, através do site Carioca Digital (carioca.rio). É possível baixar e imprimir todas as parcelas de uma só vez, evitando a necessidade de acesso mensal ao portal.

Para quem preferir, as guias podem ser solicitadas presencialmente nos Postos de Atendimento do IPTU. Em ambas as modalidades, online ou presencial, será necessário informar o número de inscrição do imóvel, que pode ser encontrado em guias de anos anteriores.

Facilidades para o contribuinte

Pensando na comodidade dos cariocas, o pagamento do IPTU pode ser realizado via PIX, utilizando um QR Code presente no Documento de Arrecadação Municipal (Darm), emitido pelo Portal Carioca Digital. A confirmação do pagamento via PIX, assim como outros meios, ocorre em até dois dias úteis.

Leia também:  Morre Aloísio da Silva, Vítima de Casa que Desabou Após Explosão de Gás no Morro do Salgueiro, Rio de Janeiro

Outra opção é o débito automático. Para utilizá-lo, o contribuinte deve solicitar a modalidade junto ao seu banco, utilizando o código específico para débito automático disponível na guia do IPTU. Os bancos habilitados para essa opção incluem Banco do Brasil, Bradesco, Inter, Itaú, Mercantil, Santander, Sicoob e Sicredi.

Atenção contra golpes

A Prefeitura do Rio faz um alerta importante para que os contribuintes fiquem atentos a possíveis golpes online. A Secretaria Municipal de Fazenda não envia comunicações ou boletos de pagamento por aplicativos como WhatsApp ou SMS. Em caso de dúvidas, o canal de atendimento oficial é a Central 1746.

Datas de vencimento das parcelas:
Cota única ou 1ª cota: 6 de fevereiro
2ª cota: 6 de março
3ª cota: 8 de abril
4ª cota: 8 de maio
5ª cota: 8 de junho
6ª cota: 7 de julho
7ª cota: 7 de agosto
8ª cota: 8 de setembro
9ª cota: 7 de outubro
10ª cota: 9 de novembro

Leia também:  Rio de Janeiro: Galinha Pintadinha, Ludmilla e Alcione agitam o fim de semana com shows e eventos para todos os gostos

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!