Rio de Janeiro bate recorde de turistas em 2025: moeda acessível e cultura viral atraem 1,9 milhão de visitantes

Rio de Janeiro bate recorde de turistas em 2025: moeda acessível e cultura viral atraem 1,9 milhão de visitantes

Rio de Janeiro se consolida como destino global com recorde de visitantes O Rio de Janeiro vive um momento de alta popularidade internacional, atraindo um número recorde de turistas. Entre janeiro e novembro de 2025, a cidade recebeu mais de 1,9 milhão de visitantes estrangeiros, um aumento de quase 46% em relação ao mesmo período […]

Resumo

Rio de Janeiro se consolida como destino global com recorde de visitantes

O Rio de Janeiro vive um momento de alta popularidade internacional, atraindo um número recorde de turistas. Entre janeiro e novembro de 2025, a cidade recebeu mais de 1,9 milhão de visitantes estrangeiros, um aumento de quase 46% em relação ao mesmo período do ano anterior. Este desempenho supera a média nacional de crescimento, que ficou em mais de 40%.

A Cidade Maravilhosa tem se destacado não apenas por seus ícones tradicionais, como o Cristo Redentor, mas também pela exploração de roteiros menos convencionais. Fatores como a moeda acessível, temperaturas agradáveis, eventos culturais gratuitos e a vibrante vida noturna em bares e praias têm sido cruciais para essa atração, muitos desses aspectos viralizando nas redes sociais.

Leia também:  Verão Carioca 2026: Turismo deve injetar R$ 12,8 bilhões na economia do Rio, com alta de 18%

O sucesso do Rio vai além das tendências online. A revista inglesa ‘Time Out’ elegeu a Rua do Senado, no Centro, como a rua mais ‘cool’ do mundo, evidenciando a revitalização e o charme da região. Para Julia Zany, proprietária de hostels na cidade, “hoje, não existe baixa temporada no Rio”, destacando a cidade como “a cara do Brasil para o mundo”.

Segurança e percepção de risco: um contraponto

Apesar do otimismo turístico, a questão da segurança permanece um ponto de atenção. O Brasil figura na 7ª posição no ranking de países mais perigosos da ONG ACLED. Em outubro, uma megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão resultou em mortes, incluindo de policiais. No entanto, turistas como a alemã Amélie relatam sentir-se seguros, desde que “não se vá aos lugares errados”.

Leia também:  Caravana do Turismo RJ: Projeto Itinerante Impulsiona Economia Criativa e Valoriza 12 Municípios Fluminenses

Redes sociais e eventos impulsionam o turismo

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a Riotur têm apostado fortemente em estratégias de marketing digital, especialmente no TikTok, para aumentar a visibilidade da cidade como destino turístico. Projetos como o “Todo Mundo no Rio”, que trouxe shows gratuitos de Madonna em 2024 e Lady Gaga em 2025 para a praia de Copacabana, foram fundamentais para o crescimento expressivo de turistas internacionais, registrando aumentos de quase 28% e 55%, respectivamente.

Cultura acessível e a revitalização do Centro

A Rua do Senado, reconhecida internacionalmente como “cool”, tem sido um polo de atração, trazendo a atmosfera da Zona Sul para uma área central antes menos frequentada. “Trouxe a zona sul para o centro da cidade que era morto”, celebra Gata Gata, funcionário de um bar local. A facilidade de acesso à cultura, como música e festas, sem a necessidade de grandes investimentos, também é um atrativo mencionado por visitantes.

Leia também:  Fim de Ano no Rio de Janeiro Prepara Novos Recordes Turísticos Pós-2025, com Alta Ocupação Hoteleira e Fluxo Internacional

O franco-britânico Samuel Marot aponta o sucesso internacional de filmes como ‘Ainda Estou Aqui’ como um novo fator de atração para as belezas cariocas. O calor e a atmosfera vibrante da cidade, onde “todos estão na rua se divertindo”, são aspectos que conquistam visitantes europeus e americanos, como Nicolas Belissent, que ressalta a energia contagiante do Rio.

Apesar do aumento do fluxo turístico, moradores como Cecile Mendonça, que vive perto do Corcovado, apontam para os desafios crescentes, como o aumento do trânsito, a alta nos preços de aplicativos de transporte e o aumento de assaltos, expressando um sentimento de “vontade de sumir da cidade às vezes”.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!