Carlos Bolsonaro Renuncia ao Mandato de Vereador no Rio para Candidatura ao Senado em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro Renuncia ao Mandato de Vereador no Rio para Candidatura ao Senado em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro deixa a Câmara do Rio e mira Senado em Santa Catarina Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, comunicou nesta quinta-feira (20) sua renúncia ao mandato de vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A decisão marca uma mudança significativa em sua carreira política, com o anúncio de que se mudará […]

Resumo

Carlos Bolsonaro deixa a Câmara do Rio e mira Senado em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, comunicou nesta quinta-feira (20) sua renúncia ao mandato de vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. A decisão marca uma mudança significativa em sua carreira política, com o anúncio de que se mudará para Santa Catarina para articular uma candidatura ao Senado em 2026. A declaração foi feita durante a abertura da sessão legislativa.

Emocionado, Carlos Bolsonaro expressou que sua partida da cidade não é uma fuga, mas sim a continuidade de uma luta, atendendo a um “chamado” que não poderia ser realizado no Rio. Ele fez referência ao pai, Jair Bolsonaro, que cumpre pena em Brasília, e defendeu a inocência do ex-presidente, argumentando que ele enfrenta uma “vida injusta” em um processo com “contradições e interpretações políticas”.

Leia também:  Paes acusa "forças ocultas" na Anac de quererem reverter política de sucesso do Galeão

A trajetória de Carlos Bolsonaro na Câmara do Rio começou em 2000, aos 17 anos, tornando-o o vereador mais jovem da história da casa. Ao longo de seis mandatos, foi o mais votado em 2016 e 2024, destacando em seu discurso realizações como a criação do clube de literatura clássica e o estabelecimento do “Dia Municipal da Liberdade de Expressão”. Colegas parlamentares, como o presidente da Câmara Carlo Caiado e a vereadora Rosa Fernandes, prestaram homenagens, reconhecendo sua sinceridade e trajetória.

Motivações e Cenário Político em Santa Catarina

A escolha por Santa Catarina não é aleatória. O estado, que deu forte apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, é visto pelo PL como um terreno fértil para a eleição de Carlos ao Senado. A avaliação interna do partido indica boas chances de sucesso, diferentemente do Rio, onde a candidatura de seu irmão, Flávio Bolsonaro, também é prevista, gerando um potencial conflito de interesses.

Leia também:  Alerj Revoga Prisão de Rodrigo Bacellar por 42 Votos, Mas STF Pode Impor Medidas Cautelares

Resistências e Alianças no PL Catarinense

Apesar do cenário favorável, a articulação de Carlos Bolsonaro em Santa Catarina já enfrenta resistências dentro do próprio PL. Parte do partido considera que sua candidatura pode prejudicar a deputada federal Carol de Toni (PL-SC), que também almeja uma vaga no Senado. Além disso, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), que buscará a reeleição, mostra-se relutante em ceder ambas as vagas ao Senado para nomes do PL, visando facilitar a formação de alianças com outras legendas.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!