Rio de Janeiro Sanciona Lei "Eu Me Protejo" para Prevenir Violência Contra Pessoas com Deficiência

Rio de Janeiro Sanciona Lei “Eu Me Protejo” para Prevenir Violência Contra Pessoas com Deficiência

Lei “Eu Me Protejo” é Sancionada no Rio de Janeiro para Combater Violência Contra Pessoas com Deficiência Em uma iniciativa significativa para a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, o Rio de Janeiro sancionou a Lei nº 9.465/2026, que institui o “Programa Eu Me Protejo”. A medida, celebrada no Dia do Orgulho Autista, tem […]

Resumo

Lei “Eu Me Protejo” é Sancionada no Rio de Janeiro para Combater Violência Contra Pessoas com Deficiência

Em uma iniciativa significativa para a proteção dos direitos das pessoas com deficiência, o Rio de Janeiro sancionou a Lei nº 9.465/2026, que institui o “Programa Eu Me Protejo”. A medida, celebrada no Dia do Orgulho Autista, tem como principal objetivo prevenir todas as formas de violência, com foco especial em crianças com deficiência.

A proposta, idealizada pela vereadora Tânia Bastos (Republicanos-RJ), estrutura-se em quatro pilares essenciais: a observação de sinais de violência, o ensino de práticas de autoproteção, a orientação sobre riscos e a notificação aos órgãos competentes. Para garantir a máxima eficácia, o programa prevê o uso de linguagem simplificada e recursos visuais, assegurando a acessibilidade na divulgação de suas ações.

Leia também:  Monitoramento Técnico da SENAPPEN Fortalece Gestão Prisional e Direciona Investimentos no Rio de Janeiro

Os dados apresentados pelo Atlas da Violência 2025 revelam um cenário alarmante: crianças com deficiência possuem um risco até 3,7 vezes maior de sofrerem violência em comparação com as demais. No caso de violência sexual, o risco para crianças com deficiência intelectual ou mental pode ser até 4,6 vezes superior, reforçando a necessidade urgente de políticas públicas eficazes.

Compromisso com a Inclusão e Segurança

Tânia Bastos, também secretária estadual do Mulheres Republicanas RJ e reconhecida como Madrinha dos Autistas, ressaltou a importância da nova lei. “No Dia do Orgulho Autista, reafirmo meu compromisso com a inclusão e a proteção das pessoas com deficiência. A sanção da Lei nº 9.465/2026 é uma vitória coletiva, que garante mais segurança e dignidade para nossas crianças e adultos com deficiência”, declarou a vereadora.

Leia também:  Crise na Segurança do Rio: Entenda as Ações Federais para Combater o Crime Organizado e a Violência

Um Marco na Proteção de Direitos

Com um histórico de mais de 30 leis voltadas para a inclusão e defesa das pessoas com deficiência, Tânia Bastos demonstra seu empenho contínuo nesta causa. A nova legislação representa um marco para a cidade, fortalecendo a rede de proteção e reafirmando a importância do orgulho, do respeito e da proteção para todos.

Fonte: Ascom – vereadora Tânia Bastos

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!