Carros Ocupam Calçadas no Cachambi e Transformam Rua em "Tobogã" Perigoso para Pedestres

Carros Ocupam Calçadas no Cachambi e Transformam Rua em “Tobogã” Perigoso para Pedestres

Cachambi: Calçadas Invadidas por Carros Criam Obstáculos e Riscos para Pedestres A Rua Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tem se tornado um cenário de desafios diários para pedestres devido à constante ocupação das calçadas por veículos estacionados. A situação se agrava especialmente aos domingos, com a tradicional feira livre na Rua Basílio […]

Resumo

Cachambi: Calçadas Invadidas por Carros Criam Obstáculos e Riscos para Pedestres

A Rua Cachambi, na Zona Norte do Rio de Janeiro, tem se tornado um cenário de desafios diários para pedestres devido à constante ocupação das calçadas por veículos estacionados. A situação se agrava especialmente aos domingos, com a tradicional feira livre na Rua Basílio de Brito, transformando a região em um perigo para quem anda a pé.

Moradores relatam que a falta de espaço para circulação impede o trânsito de carrinhos de bebê, de compras e até mesmo de pessoas com mobilidade reduzida, incluindo cadeirantes. A reportagem flagrou carros ocupando não apenas as calçadas, mas também ambos os lados da rua, que, apesar de ser de mão dupla, mal comporta a passagem de um veículo por vez.

A falta de fiscalização e a dificuldade de estacionamento na área levam a essa infração recorrente. A preocupação com a segurança e acessibilidade é um clamor antigo da comunidade local, que se sente desassistida diante do problema persistente.

Leia também:  Paolla Oliveira prestigia estreia de Taís Araújo no teatro com monólogo 'Mudando de Pele' no Rio

Acessibilidade Comprometida e Rua Transformada em Passagem de Carros

Priscila Cabral, moradora há anos, descreve o cotidiano de dificuldades. “Aqui a gente já não tem muita acessibilidade, até mesmo para pessoas com deficiência. E, aos domingos, por causa da Feira da Basílio, que é muito cheia e bastante procurada, essa questão dos carros fica ainda mais complicada”, afirma.

Ela explica que os guardadores muitas vezes orientam os carros a estacionarem em locais inadequados. “A gente já não tem calçada, e os guardadores fazem os carros estacionarem em qualquer lugar. Fica inviável passear, até mesmo com cachorro, ou passar com uma criança no carrinho”, lamenta Priscila.

A situação não se restringe aos domingos de feira. Durante a semana, carros também invadem as calçadas, obstruindo completamente a passagem. “Tem gente que estaciona o carro inteiro em cima da calçada, não é só meia roda, são as duas”, relata a moradora.

Leia também:  Última Chance: Exposição "Da Beleza ao Caos" em Homenagem a Lia do Rio na Gávea se Despede Domingo

Pedestres Forçados a Andar no Meio da Rua, Ignorando o Trânsito

A falta de espaço obriga todos, incluindo idosos, a transitarem pelo meio da rua. “Não são só os idosos, é todo mundo. A gente atravessa e anda no meio da rua, junto com os carros. Já é uma via estreita, de mão dupla, e o pessoal ainda estaciona dos dois lados, ocupando as duas faixas”, completa Priscila.

Ruth Goulart, 67 anos, professora, compartilha da mesma frustração. “Os carros tomam a calçada, e a gente não consegue andar por ela, que já não é muito boa, é cheia de buracos. Aí ainda colocam os carros em cima, o que dificulta mais ainda”, conta.

Savannah Nogueira, 28 anos, assistente de escritório, também já passou pela situação. “Como não tem nem calçada direito, o pouco que tem tendo carro, independente de ser cadeirante ou não, acaba atrapalhando para passar com o cachorro ou sozinha”, diz.

Leia também:  São Jorge: A Origem da Tradição da Feijoada e os Melhores Lugares para Degustar em 2024

Visibilidade Prejudicada e Risco de Acidentes Aumentado

Maurício Souza, 70 anos, aposentado, alerta para o risco adicional à segurança. “Além de ser um acesso de ladeira, como se fosse um tobogã, você não tem a visualização, e o pessoal para pra entrar em garagem, deixar passageiros, ou entregar um produto qualquer, e você não consegue enxergar o outro lado”, explica.

Ele descreve a rua como um “tobogã” e ressalta que a dificuldade de enxergar o tráfego do outro lado se intensifica com os carros estacionados irregularmente. “O problema é que a feira é extensa, bem ampla e a Rua Cachambi não tem muita possibilidade de estacionar”, conclui.

A Guarda Municipal informou que presta apoio às ações de ordenamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Neste domingo (21), durante a operação na Feira Livre da Rua Basílio de Brito, foram aplicadas quatro multas por infrações constatadas no local.

Fonte: Agência O Dia

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!