Governo do Rio de Janeiro intensifica ações de resposta a temporais com ativação do Comitê de Chuvas
Diante das fortes chuvas que atingiram o estado nesta quarta-feira (14), o Governo do Rio de Janeiro ativou o Comitê de Chuvas. A medida visa coordenar as ações de resposta às ocorrências e garantir a segurança da população.
O governador Cláudio Castro determinou o acionamento imediato da estrutura estadual, que conta com a integração de órgãos como a Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e a Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade. O monitoramento é contínuo e as equipes estão prontas para atuar em situações de emergência.
“Estamos trabalhando para manter a segurança da população diante dos temporais que atingiram o Estado”, afirmou o governador, reforçando a recomendação para que as pessoas evitem deslocamentos desnecessários e sigam as orientações da Defesa Civil local. Em caso de emergência, o contato deve ser feito com a defesa civil municipal.
Rio Claro em alerta máximo para riscos de desastres naturais
O município de Rio Claro foi identificado como o que apresenta alto risco para deslizamentos, inundações, alagamentos e enxurradas. A população local recebeu avisos por SMS enviados pela Defesa Civil, informando sobre a situação de perigo.
Alerta moderado para 10 municípios da Região Metropolitana e Sul
Além de Rio Claro, outros 10 municípios estão em alerta moderado. São eles: Belford Roxo, Mesquita, Japeri, Nilópolis, Miguel Pereira, Resende, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Queimados. Nessas localidades, embora o risco seja moderado, a possibilidade de alagamentos ainda existe.
Previsão de chuva e elevação de rios em diversas regiões
Segundo o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a instabilidade climática é causada pelo calor e alta umidade, típicos do verão. A previsão indica pancadas e tempestades isoladas, com maior probabilidade no início da noite, especialmente nas regiões da Costa Verde, Sul, Serrana e Metropolitana. Há chance de elevação dos rios nas próximas horas em Magé, Rio de Janeiro, Niterói, São João de Meriti e Duque de Caxias. Em Duque de Caxias, 10 sirenes foram acionadas.
Fonte: g1
