Prefeitura do Rio implementa pulseiras de identificação para crianças no Réveillon
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) do Rio de Janeiro anunciou uma medida preventiva para o Réveillon: a distribuição de pulseiras de identificação para crianças. O objetivo é facilitar a rápida localização de pais ou responsáveis em caso de desencontro durante as celebrações da virada do ano.
A iniciativa terá caráter preventivo e visa trazer mais tranquilidade aos familiares que levarão seus filhos para acompanhar as festas nos palcos espalhados pela cidade. As equipes de educadores sociais estarão circulando e em pontos de atendimento para distribuir o material.
A ação faz parte do planejamento da prefeitura para garantir a segurança e o bem-estar de todos os presentes, especialmente dos mais jovens, em um dos eventos de maior aglomeração do país.
Pontos estratégicos de distribuição e apoio
As pulseiras serão disponibilizadas nos 13 palcos do Réveillon, incluindo os três em Copacabana, onde a expectativa é de mais de 2,5 milhões de pessoas. Outros dez locais receberão a ação, como a Praia do Flamengo, Ilha de Paquetá, Ilha do Governador, Ramos, Penha, Parque Madureira, Parque Realengo, Parque Oeste, Pedra de Guaratiba e Sepetiba.
Conselhos Tutelares em plantão para proteção infantil
Além da distribuição de pulseiras, todos os Conselhos Tutelares do município estarão de plantão durante as festividades. Os conselheiros são responsáveis por atuar em casos de violação ou ameaça aos direitos de crianças e adolescentes, como violência, abuso, exploração, negligência, abandono, trabalho infantil, recusa escolar e situações de rua.
Eles aplicarão medidas de proteção e encaminharão os casos necessários ao Judiciário ou Ministério Público, sempre com foco em garantir a segurança e o bem-estar dos jovens, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Fonte: G1
