Restrições no Santos Dumont: HotéisRIO alerta para prejuízos ao turismo e retomada do Galeão

Restrições no Santos Dumont: HotéisRIO alerta para prejuízos ao turismo e retomada do Galeão

Mudanças em restrições de voos no Santos Dumont podem impactar o turismo Uma eventual alteração na política de restrições de voos do aeroporto Santos Dumont, em vigor desde outubro de 2023, pode trazer prejuízos significativos ao turismo do Rio de Janeiro e do Brasil. A avaliação é do presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, que defende […]

Resumo

Mudanças em restrições de voos no Santos Dumont podem impactar o turismo

Uma eventual alteração na política de restrições de voos do aeroporto Santos Dumont, em vigor desde outubro de 2023, pode trazer prejuízos significativos ao turismo do Rio de Janeiro e do Brasil. A avaliação é do presidente do HotéisRIO, Alfredo Lopes, que defende a manutenção da medida como fator decisivo para a retomada do aeroporto do Galeão e o aumento do fluxo turístico.

A política atual, criada para equilibrar a operação aérea entre os dois aeroportos da cidade, tem apresentado resultados positivos. Segundo Lopes, em 2025, o Rio de Janeiro recebeu cerca de 2 milhões de turistas internacionais, um número considerado recorde pelo setor. A hotelaria da cidade registrou 98,3% de ocupação no último Réveillon, índice que a entidade espera repetir na virada de 2026.

Leia também:  Rio Fashion Week RIOFW retorna em 2026 com 30 desfiles no Pier Mauá e expectativa de R$ 200 milhões em impacto econômico

“Os números mostram claramente que a retomada do Galeão atraiu mais turistas. […] Mas, para que isso se transforme em uma constante, é preciso que o Galeão continue crescendo e não que seja prejudicado”, afirmou Lopes. A expectativa é que a ocupação hoteleira se mantenha alta, mas a continuidade desse cenário depende da manutenção da estratégia atual.

Galeão como Hub Aéreo e Impacto Nacional

O presidente do HotéisRIO destacou o papel fundamental do Galeão como hub aéreo. A política de restrições no Santos Dumont impulsionou um crescimento de 22,5% nas rotas internacionais e de 23,6% nas rotas domésticas no Galeão, facilitando conexões para visitantes estrangeiros que seguem para outros destinos no país.

Leia também:  Ampliação no Santos Dumont Preocupa Setor de Turismo e Reacende Debate sobre Futuro do Aeroporto no Rio de Janeiro

“Não é apenas o turismo do Estado do Rio que será prejudicado, mas de todo o país, pois os turistas estrangeiros terão menos opções de voos para nos visitar”, alertou Lopes. A competitividade do segmento de cargas também é afetada, dependendo da frequência de voos para se manter ativa.

Revisão da Política e Riscos para o Turismo

A entidade reforça que qualquer revisão na política do Santos Dumont deve considerar os efeitos sobre diversos setores. Há o risco de reduzir a atratividade do Brasil como destino internacional, impactando não apenas o turismo, mas também a indústria, o comércio e o setor de serviços.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!