Fim de semana com calor: confira as praias próprias para banho no Rio e Niterói
O fim de semana promete ser de altas temperaturas no Rio de Janeiro, com previsão de calor intenso e poucas chances de chuva. Para aproveitar o clima, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou o boletim de balneabilidade com as praias recomendadas para banho na capital e em Niterói.
Ao todo, 18 praias na zona sul e oeste do Rio foram consideradas próprias para o banho. Em Niterói, diversas praias também aparecem com condições favoráveis, ideais para quem busca lazer à beira-mar durante o período de calor.
O Inea reforça a importância de evitar o banho de mar nas 24 horas seguintes a chuvas fortes e próximo a saídas de galerias de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim completo pode ser consultado no site do instituto, garantindo informações atualizadas para os banhistas.
Praias liberadas na capital fluminense
No Rio de Janeiro, as praias liberadas para banho incluem Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio e Reserva. A Barra da Tijuca também está liberada, com exceção do trecho no Quebra-mar, em frente à Rua Sargento João de Faria. Outras opções são Joatinga, Pepino, Vidigal, São Conrado, Leblon.
Em Ipanema, o banho é permitido, exceto em frente à Rua Joana Angélica. As praias do Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha, Urca e Flamengo (com exceção da área na Foz do Rio Carioca) também estão próprias para o banho. As praias de Barra de Guaratiba, Arpoador, Botafogo e Glória foram classificadas como impróprias.
Niterói oferece opções para mergulho
Em Niterói, as praias favoráveis ao mergulho são Flechas (exceto em frente à Rua Icaraí n°163), Icaraí (com restrições específicas), Eva, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara. As praias de Gragoatá, Boa Viagem, São Francisco, Charitas, Jurujuba e Adão estão com o banho desaconselhado.
Previsão de calor intenso e alertas de saúde
O fim de semana será marcado pelo aumento das temperaturas. No sábado (10), a máxima pode chegar a 38°C, sem previsão de chuva e com céu aberto, mas ventos moderados a fortes. No domingo (11), os termômetros podem atingir 39°C.
O Centro de Inteligência em Saúde do Estado do Rio (CIS/SES-RJ) emitiu alerta para excesso de calor a partir de domingo, com sete municípios em nível Laranja, o segundo mais alto. Na segunda-feira (12), a capital fluminense também entrará na lista de regiões com alerta de calor extremo.
Fonte: G1
