Operação Contenção Realiza Ação na Comunidade do Lixão
A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta sexta-feira (30), mais uma fase da Operação Contenção na comunidade do Lixão, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação visa desarticular o Comando Vermelho (CV), que atua de forma organizada e integrada na região e na Vila Ideal.
As investigações apontam que a localidade serve como uma base operacional do grupo criminoso, de onde partem ordens para a prática de roubos em grande parte da Baixada Fluminense. A operação conta com a participação de diversas delegacias especializadas e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core).
Até o momento, três pessoas foram presas e os agentes apreenderam duas pistolas, um revólver, drogas e recuperaram quatro motos e um carro. A ação é parte de uma estratégia do Governo do Estado para conter o avanço territorial do CV.
Ataque a Viatura e Apoio da Core
Durante a manhã desta sexta-feira, uma viatura da Delegacia Especializada em Armas, Munição e Explosivos (Desarme) foi atacada a tiros no Complexo de Israel, na Zona Norte, enquanto agentes retornavam da operação. A Core foi acionada para prestar apoio, e não houve registro de feridos.
Resultados da Operação Contenção
A Operação Contenção tem como objetivo principal desarticular a estrutura financeira, logística e operacional do Comando Vermelho. Desde o início, a operação já resultou em mais de 270 presos e 136 criminosos mortos em confronto. Foram apreendidas cerca de 460 armas, incluindo 189 fuzis, e mais de 50 mil munições.
Força-Tarefa Cerco Total em Ação
A ação desta sexta-feira integra a Força-Tarefa Cerco Total, com o empenho de agentes das delegacias de Repressão a Entorpecentes (DRE-BF), Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA-BF) e Roubos e Furtos de Cargas (DRFC-BF), além da 59ª DP (Duque de Caxias) e da Core.
Fonte: g1.globo.com
