Operação Verão Lei Seca no RJ: Blitzes mais cedo e em novas áreas para reforçar segurança nas praias

Operação Verão Lei Seca no RJ: Blitzes mais cedo e em novas áreas para reforçar segurança nas praias

Lei Seca intensifica fiscalização com Operação Verão no Rio de Janeiro A Operação Lei Seca no Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (22) um esquema especial para o período de verão, com o objetivo de intensificar a fiscalização e a conscientização sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. As blitzes foram antecipadas e […]

Resumo

Lei Seca intensifica fiscalização com Operação Verão no Rio de Janeiro

A Operação Lei Seca no Rio de Janeiro iniciou nesta segunda-feira (22) um esquema especial para o período de verão, com o objetivo de intensificar a fiscalização e a conscientização sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. As blitzes foram antecipadas e expandidas para abranger mais áreas e horários de grande circulação.

As ações, que seguem até março, agora incluem operações durante o período da tarde, com foco principal nos acessos a praias, áreas de lazer, pontos turísticos e polos gastronômicos. As tradicionais blitzes noturnas continuarão sendo realizadas normalmente, reforçando o compromisso com a segurança nas estradas.

A iniciativa abrange toda a Região Metropolitana e o interior do estado, buscando atingir um público maior e desestimular a combinação de álcool e direção em um dos períodos de maior movimentação no estado. Os dados do ano passado reforçam a importância desta operação, com milhares de motoristas autuados por sinais de embriaguez.

Leia também:  Matrículas para creches da Prefeitura do Rio em 2026: veja como inscrever seu filho de 6 meses a 3 anos

Reforço na Fiscalização e Conscientização

Segundo a coordenação da Operação Lei Seca, o objetivo principal é reforçar a fiscalização e a conscientização sobre os riscos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas. A presença das blitzes em horários e locais estratégicos visa coibir comportamentos de risco durante o período de férias e maior fluxo turístico.

Estatísticas Alarmantes do Último Ano

Os números apresentados pela Operação Lei Seca no Rio de Janeiro são expressivos. Ao longo do último ano, foram realizadas mais de 3 mil operações, com a abordagem de 350 mil veículos e a autuação de 112 mil motoristas. Deste total, 30 mil condutores apresentaram sinais de embriaguez, evidenciando a necessidade contínua de ações de fiscalização e educação.

Leia também:  Arpoador: Mais de 2 Toneladas de Lixo Recolhidas Após Novas Regras de Uso Noturno e Intensificação da Limpeza

Ações Educativas Complementam a Fiscalização

Além das blitzes de fiscalização, a Operação Verão também conta com ações educativas. Estas iniciativas visam informar e conscientizar os motoristas sobre as leis de trânsito e as consequências graves de dirigir alcoolizado, promovendo uma mudança de comportamento a longo prazo e contribuindo para um trânsito mais seguro para todos.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!