Operação Pretorianos: PMs Aposentados Presos por Segurança de Rogério de Andrade, Jovem do Rio

Operação Pretorianos: PMs Aposentados Presos por Segurança de Rogério de Andrade, Jovem do Rio

Seguranças de Rogério de Andrade, Jovem do Rio, são Presos em Nova Fase da Operação Pretorianos Policiais militares aposentados foram presos nesta terça-feira (data da operação) sob suspeita de atuarem na segurança do contraventor Rogério de Andrade. A ação faz parte da segunda fase da Operação Pretorianos, que investiga conexões entre policiais e figuras do […]

Resumo

Seguranças de Rogério de Andrade, Jovem do Rio, são Presos em Nova Fase da Operação Pretorianos

Policiais militares aposentados foram presos nesta terça-feira (data da operação) sob suspeita de atuarem na segurança do contraventor Rogério de Andrade. A ação faz parte da segunda fase da Operação Pretorianos, que investiga conexões entre policiais e figuras do crime organizado no Rio de Janeiro.

Os policiais foram encaminhados à Unidade Prisional da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Mesmo aposentados, eles passarão por um processo administrativo para determinar se permanecerão nos quadros da corporação, conforme informou a PMERJ. O UOL não conseguiu contato com a defesa dos PMs até o momento.

Leia também:  Réveillon 2026 no Rio: Copacabana terá 17 pontos de revista com detectores de metal e reconhecimento facial

Rogério de Andrade, que já está preso na Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, também teve um mandado de prisão emitido contra ele nesta operação. Ele foi preso em outubro de 2024, acusado de ser o mandante da morte de Fernando Iggnacio Miranda, rival do contraventor, em 2020.

Origem da Investigação e Conexão com Rogério de Andrade

A polícia chegou aos policiais investigados após analisar material apreendido em uma operação anterior. Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), dados que ligavam os policiais a Rogério de Andrade foram encontrados em um celular apreendido durante a Operação Quarto Elemento, que apurava casos de corrupção na polícia.

Leia também:  Operação Contenção: Forças de Segurança do RJ Realizam Nova Fase no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo

Operação Pretorianos: Segunda Fase Foca em Policiais Aposentados

Esta é a segunda fase da Operação Pretorianos. A primeira fase, em 2024, cumpriu mandados de busca e apreensão contra policiais civis e um agente penitenciário. Na ocasião, os alvos do MP eram suspeitos de participar de negociações para liberar presos em flagrante mediante pagamentos ilegais.

Rogério de Andrade foi denunciado pelo MPRJ como mandante do assassinato de Fernando Iggnacio Miranda, ocorrido em um heliporto no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, em 2020. A prisão do contraventor, conhecido como Jovem do Rio, em outubro de 2024, foi um desdobramento das investigações sobre a guerra entre grupos criminosos que disputam o controle de atividades ilegais no estado.

Leia também:  Plano de Segurança do RJ mira investigações contra policiais e políticos envolvidos com crime organizado

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!