Traficante foragido é preso no Rio após se disfarçar de pipoqueiro
Um foragido da Justiça do Piauí, que estava escondido no Rio de Janeiro e atuava como vendedor de pipoca na Praça Saens Peña, na Tijuca, Zona Norte da capital fluminense, foi preso nesta segunda-feira (5). O criminoso, identificado como Samuel Marcos de Souza Leal, conhecido como “Gordinho”, é acusado de ter cometido 19 homicídios em seu estado de origem.
A prisão ocorreu após policiais do 6º BPM (Tijuca) localizarem o foragido. Ao ser abordado, “Gordinho” apresentou uma carteira de identidade falsificada, supostamente emitida no Ceará. No entanto, após uma consulta detalhada, os agentes confirmaram a adulteração do documento e a verdadeira identidade do suspeito.
A investigação revelou que Samuel Marcos de Souza Leal é um integrante da facção criminosa “Bonde dos 40”, do Piauí. A facção tem ligações com grupos que atuam em comunidades do Rio de Janeiro. O nome “Bonde dos 40” faz alusão ao conto popular árabe “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”.
Histórico criminal e fuga da prisão
O histórico de Samuel Marcos de Souza Leal inclui uma detenção anterior em novembro de 2014, durante uma operação que investigava disputas territoriais entre facções no Piauí. Contudo, em dezembro de 2018, ele conseguiu fugir da penitenciária de seu estado, juntamente com outros 23 detentos.
Captura e encaminhamento
Após a constatação da falsidade do documento e a confirmação de que se tratava de um foragido da Justiça, “Gordinho” foi levado para a 18ª DP (Praça da Bandeira). Na delegacia, as equipes policiais confirmaram todos os dados e o encaminharam para uma unidade do sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
Fonte: G1
