Boi da Macuca Traz Clima de Carnaval Pernambucano para o Centro do Rio Neste Sábado

Boi da Macuca Traz Clima de Carnaval Pernambucano para o Centro do Rio Neste Sábado

Boi da Macuca leva a festa de Pernambuco para o Rio de Janeiro O vibrante carnaval de rua de Pernambuco desembarca no Rio de Janeiro neste sábado (data). O tradicional Boi da Macuca, um dos ícones da folia pernambucana, realizará um cortejo especial na Praça Mauá, no Centro da cidade, a partir das 14h. Mais […]

Resumo

Boi da Macuca leva a festa de Pernambuco para o Rio de Janeiro

O vibrante carnaval de rua de Pernambuco desembarca no Rio de Janeiro neste sábado (data). O tradicional Boi da Macuca, um dos ícones da folia pernambucana, realizará um cortejo especial na Praça Mauá, no Centro da cidade, a partir das 14h. Mais de 70 integrantes, entre músicos, personagens e alas cênicas, prometem contagiar o público com a energia contagiante do frevo e outras manifestações culturais nordestinas.

Fundado em 1989 na zona rural de Correntes, no agreste pernambucano, o Boi da Macuca construiu ao longo de mais de três décadas uma identidade única, mesclando a tradicional brincadeira de boi com os ritmos contagiantes do frevo e do forró. Essa fusão se traduz em grandes espetáculos de rua, que transformam o espaço urbano em uma celebração coletiva e inesquecível.

Leia também:  Voz da Liberdade: Concurso Musical Revela Talento e Esperança Entre Detentas do Rio de Janeiro

A apresentação no Rio de Janeiro integra uma turnê pelo Sudeste, que também passará por São Paulo neste domingo. O objetivo é expandir as fronteiras da cultura pernambucana e compartilhar a alegria do frevo com públicos de outras regiões do Brasil.

A Experiência do Boi da Macuca

Para garantir a autenticidade da experiência, o cortejo do Boi da Macuca conta com a imponente alegoria do Boi gigante, estandarte, abre-alas, clarins e a Orquestra de Frevo do Maestro Oséas em sua formação completa. Os brincantes complementam o cenário, convidando o público a participar ativamente da festa.

A orquestra de metais executa um repertório que inclui frevos tradicionais, arranjos autorais e versões em frevo de clássicos do cancioneiro nordestino. A performance intensa exige energia e entrega do público, que é convidado a vestir vermelho, azul e amarelo e seguir o “Caminho do Boi”.

Leia também:  Milho cozido em água fétida e bebidas vencidas: depósito de ambulantes é interditado na Barra com 150kg de alimentos impróprios

Reconhecimento e Tradição

O Boi da Macuca é reconhecido por sua relevância cultural. Desde 2005, é Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, e em 2021 foi declarado Patrimônio Imaterial do Município de Correntes. O bloco também coleciona prêmios importantes, como o Culturas Populares (2017) e o Prêmio de Economia Criativa da Fundaj (2020).

Com cortejos que reúnem mais de 20 mil pessoas no Carnaval de Olinda, o Boi da Macuca se consolida como uma das mais importantes e consistentes expressões da cultura popular pernambucana, levando sua alegria e tradição para todo o país.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!