Cláudio Castro busca cooperação com Itália para combater crime organizado no Rio de Janeiro

Cláudio Castro busca cooperação com Itália para combater crime organizado no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro e Itália unem forças contra o crime organizado O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, iniciou tratativas para uma parceria estratégica com as Forças de Segurança da Itália. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado por meio do intercâmbio de experiências e métodos operacionais. Durante a visita, Castro conheceu […]

Resumo

Rio de Janeiro e Itália unem forças contra o crime organizado

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, iniciou tratativas para uma parceria estratégica com as Forças de Segurança da Itália. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado por meio do intercâmbio de experiências e métodos operacionais.

Durante a visita, Castro conheceu a estrutura do Comando Geral da Arma dos Carabinieri e do Serviço de Cooperação Internacional italiano. A iniciativa visa aprimorar as investigações, a inteligência e a cooperação entre agências, adaptando modelos de atuação para lidar com crimes cada vez mais complexos e transnacionais.

A colaboração prevê o envio de um grupo de policiais militares do Rio para imersão na Itália, além da troca de conhecimentos em áreas como modernização de forças, uso de tecnologia e integração institucional. O investimento anual do Rio de Janeiro em segurança pública ultrapassa os R$ 16 bilhões.

Leia também:  Araruama: Operação de Segurança com Drones e 200 Agentes Garante Evento Record Sunset Rio

Troca de expertise em segurança pública

A cooperação com a Itália focará na utilização da expertise das forças de segurança italianas para promover capacitações e missões técnicas. O Serviço de Cooperação Internacional italiano atua em frentes de combate a crimes graves internacionais e terrorismo, enquanto os Carabinieri compõem a força policial militar nacional.

Castro destacou a importância da cooperação internacional diante do avanço de crimes transnacionais. Ele também ressaltou a política de segurança adotada pela Itália, que inclui o endurecimento penal, como o regime especial de detenção 41-bis para criminosos ligados a organizações, terrorismo e tráfico de drogas.

Ajustes na legislação penal e apreensões recordes

No Rio de Janeiro, o governador defende ajustes na legislação penal, abordando temas como audiência de custódia, reincidência, progressão de pena e a definição de organização criminosa. A proposta inclui penas mais rigorosas para crimes cometidos com armas de guerra.

Leia também:  Hotéis da Barra e Recreio Discutem Segurança, Eventos e Mobilidade em Reunião Estratégica com Polícia Militar

Os dados apresentados pelo governo indicam um aumento significativo nas apreensões de fuzis no estado. Em 2025, foram apreendidos 920 fuzis, um crescimento de 25,7% em relação a 2024, o maior volume desde o início da série histórica em 2007. Isso demonstra o compromisso do estado em combater a criminalidade com armas de alto poder.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!