Maya, cadela Golden Retriever, morre de infarto durante queima de fogos no Rio de Janeiro

Maya, cadela Golden Retriever, morre de infarto durante queima de fogos no Rio de Janeiro

Tragédia no Engenho de Dentro: Cadela morre de infarto assustada com fogos de artifício O início de 2026 trouxe uma triste notícia para uma família no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Maya, uma cadela da raça Golden Retriever de 6 anos, morreu em casa durante a queima de fogos da virada […]

Resumo

Tragédia no Engenho de Dentro: Cadela morre de infarto assustada com fogos de artifício

O início de 2026 trouxe uma triste notícia para uma família no Engenho de Dentro, Zona Norte do Rio de Janeiro. Maya, uma cadela da raça Golden Retriever de 6 anos, morreu em casa durante a queima de fogos da virada do ano. Segundo sua tutora, Eduarda Diniz, o animal sofreu um infarto devido ao estresse causado pelo barulho.

A empresária Eduarda Diniz, de 34 anos, relatou que Maya tinha um medo acentuado de foguetórios e costumava se esconder em locais específicos da residência quando o barulho começava. Na madrugada de quinta-feira (1º), após a família retornar da comemoração, Maya foi encontrada sem vida dentro de uma sauna desativada no quintal da casa.

Leia também:  PF prende policiais militares do Rio suspeitos de vazar informações sigilosas para o Comando Vermelho

Um veterinário atestou que a causa da morte foi um infarto, provavelmente desencadeado pelo som dos fogos. “Ela ficou muito agoniada e acabou infartando”, explicou Eduarda, visivelmente abalada. A cadela havia sido um presente de Natal em 2019 para uma das filhas da empresária, e desde então, cresceu junto com as crianças, criando um forte laço afetivo.

O medo que levou à fatalidade

Eduarda contou que Maya já demonstrava sinais de medo extremo com fogos de artifício. “Sempre sentíamos o coração dela acelerado, mas chegar a infartar nunca pensávamos”, desabafou. A tutora descreveu o desespero ao encontrar Maya morta no local onde ela costumava se refugiar. A cadela era descrita como muito dócil e adorava brincar com os filhos de Eduarda.

Leia também:  Carnaval de Rua do Rio de Janeiro Terá Recorde de Blocos em 2026 com Regras Mais Simplificadas e Incentivo Cultural

Lei de fogos de artifício no Rio

No Rio de Janeiro, a Lei Orgânica do Município proíbe a fabricação e o uso de fogos de artifício com estampido. Empresas e a prefeitura só podem utilizar artefatos com barulho reduzido em 50% ou completamente silenciosos. O descumprimento da lei pode resultar em multas que variam de R$ 200 a R$ 1.200.

Um apelo por celebrações conscientes

Eduarda Diniz fez um apelo para que as pessoas considerem o impacto dos fogos de artifício em animais, pessoas com transtorno do espectro autista, idosos e crianças. “Essa não é uma dor isolada. Animais sofrem, pessoas atípicas sofrem, idosos sofrem, crianças sofrem. O que para alguns é diversão, para outros é sofrimento real e no meu caso foi fatal”, declarou. Ela reforçou que a intenção não é acabar com a alegria, mas sim promover celebrações sem causar dor ou morte, escolhas que têm consequências devastadoras.

Leia também:  Matrículas para creches da Prefeitura do Rio em 2026: veja como inscrever seu filho de 6 meses a 3 anos

Fonte: Arquivo Pessoal

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!