Alerta de Tempestades Severas: 17 Estados Brasileiros em Risco de Chuvas Intensas, Ventos Fortes e Granizo Nesta Sexta (2/1/2026)

Alerta de Tempestades Severas: 17 Estados Brasileiros em Risco de Chuvas Intensas, Ventos Fortes e Granizo Nesta Sexta (2/1/2026)

Alerta de Perigo Meteorológico para Grande Parte do Brasil O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativou um alerta de perigo para 17 estados brasileiros a partir da meia-noite desta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. A previsão indica a possibilidade de tempestades severas, com chuvas que podem atingir até 100 mm em um único dia. […]

Resumo

Alerta de Perigo Meteorológico para Grande Parte do Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ativou um alerta de perigo para 17 estados brasileiros a partir da meia-noite desta sexta-feira, 2 de janeiro de 2026. A previsão indica a possibilidade de tempestades severas, com chuvas que podem atingir até 100 mm em um único dia. Além disso, rajadas de vento intensas, com velocidades entre 60 e 100 km/h, e o risco de queda de granizo também estão previstos.

Este aviso meteorológico coloca toda a Região Sudeste em estado de atenção, reacendendo memórias de eventos recentes que causaram significativos transtornos, como o tombamento de milhares de árvores e a interrupção do fornecimento de energia para milhões de pessoas em São Paulo, evidenciando a vulnerabilidade da infraestrutura a fenômenos climáticos extremos.

O meteorologista César Soares, da Climatempo, explica que, após o dia 2 de janeiro, espera-se uma diminuição das temperaturas com o aumento da nebulosidade e a mudança na direção dos ventos. “Inclusive as máximas na capital paulista fica abaixo da média no primeiro fim de semana de 2026, com máximas na casa dos 26ºC e 24ºC no sábado e no domingo”, afirma.

Leia também:  Apart-hotéis e Prédios de Luxo: O Refúgio Discreto de Rodrigo Bacellar na Zona Sul do Rio

Previsão Detalhada por Região

A atuação de uma frente fria no oceano, próxima à Região Sudeste, favorece a organização da umidade desde o Norte do país até o leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, a máxima prevista para esta sexta-feira é de 37°C, o que aumenta consideravelmente o potencial de precipitação. Além do Sudeste, os estados de Santa Catarina, Paraná, Bahia, Piauí, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia e Acre também estão sob alerta. A previsão da Meteored adiciona o Rio Grande do Sul à lista, totalizando 18 estados em atenção.

Situação no Sul, Centro-Oeste e Nordeste

Na Região Sul, as chuvas tendem a diminuir em comparação com os dias anteriores, mas ainda há risco de pancadas e temporais pontuais, especialmente no Paraná e em Santa Catarina, com mínimas de 20°C. No Rio Grande do Sul, o aumento da nebulosidade precede chuvas isoladas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e granizo no interior. Em Porto Alegre, a mínima será de 24°C e a máxima de 31°C.

Leia também:  Policial Militar Morre em Acidente Durante Perseguição em Belford Roxo; Prefeitura Decreta Luto

No Centro-Oeste, as instabilidades ganham força com chuva moderada a forte e risco de temporais em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Essas condições são impulsionadas pela atuação de um cavado meteorológico e pelo transporte de calor e umidade. As rajadas de vento podem atingir até 50 km/h.

No Nordeste, a chuva ocorrerá de forma mais irregular, concentrando-se no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e Piauí. Na Região Norte, o tempo permanece instável em estados como Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins e no sul do Pará, com risco de chuva forte e temporais, particularmente na região de Manaus.

Medidas de Segurança e Recomendações

Os alertas mais severos concentram-se entre o meio da tarde e o início da noite, período com maior potencial para eventos intensos. Diante do risco de corte de energia, queda de árvores, danos a plantações e alagamentos, a Defesa Civil já iniciou protocolos de segurança. A Serra Antiga da Rodovia dos Tamoios (SP-099) foi interditada preventivamente devido ao alto volume de chuvas no Vale do Paraíba e Litoral Norte, elevando o risco de deslizamentos. O tráfego está sendo desviado para a Serra Nova.

Leia também:  Deputado do PSB entra na Justiça contra gratificação polêmica para policiais por mortes no Rio de Janeiro

As autoridades recomendam que a população adote medidas rigorosas de autoproteção até o próximo domingo, dia 4, quando o alerta perde a validade. É importante evitar abrigar-se sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou outdoors e, dentro de casa, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia para prevenir danos por surtos de tensão. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!