Concurso de Sósias de Dona Tânia no Rio de Janeiro
O cinema Estação Net, localizado em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será palco de um evento inédito: um concurso de sósias da atriz Tânia Maria, que interpreta Dona Sebastiana no aclamado filme ‘O Agente Secreto’. A iniciativa surge em meio a um momento de efervescência para o cinema brasileiro, impulsionado pelo anúncio de um grande evento de tapete vermelho internacional na cidade.
A competição acontecerá no dia 11 de janeiro de 2026, a partir das 20h, e busca pessoas que se identifiquem com a semelhança física da atriz. O evento contará com um bolão e um quiz, celebrando as diversas indicações que o filme brasileiro recebeu para o Globo de Ouro, incluindo Melhor Filme de Língua Não-Inglesa, Melhor Filme de Drama e Melhor Ator em Filme de Drama para Wagner Moura.
As senhas para participar do concurso serão distribuídas a partir das 19h do mesmo dia. A atriz Tânia Maria, que já figura em listas internacionais de possíveis indicações ao prêmio de melhor atriz coadjuvante, tem sua trajetória celebrada por essa homenagem em solo carioca.
A Ascensão Inesperada de Tânia Maria
Tânia Maria, com 78 anos, teve sua carreira no audiovisual iniciada de forma surpreendente. Originalmente artesã e costureira, ela foi descoberta pelo diretor Kleber Mendonça Filho durante as filmagens de ‘Bacurau’ (2019) em Parelhas, Rio Grande do Norte. Sua participação como figurante acabou se expandindo, abrindo portas para novos projetos.
Anos depois, Mendonça Filho a convidou para integrar o elenco de ‘O Agente Secreto’ (2025), um filme que já conquistou reconhecimento no Festival de Cannes com os prêmios de melhor roteiro e melhor ator para Wagner Moura. A atuação de Tânia no longa tem sido amplamente elogiada.
Carreira em Expansão no Audiovisual
Além de ‘O Agente Secreto’, Tânia Maria tem consolidado sua carreira como atriz em tempo integral. Ela participou do filme ‘Seu Cavalcanti’ (2024), dirigido por Leonardo Lacca, e atuou na série policial ‘Delegado’ (também de Leonardo Lacca e Marcelo Lordello), com estreia prevista para 2026. Outro trabalho de destaque é o longa ‘Yellow Cake’, de Tiago Melo, que coloca o Brasil de volta na disputa do Festival de Roterdã.
Fonte: G1
