Caetano Veloso convoca ato em Copacabana para "devolver o Congresso ao povo" neste domingo (14)

Caetano Veloso convoca ato em Copacabana para “devolver o Congresso ao povo” neste domingo (14)

Ato Musical II: O Retorno em Copacabana O cantor Caetano Veloso convocou, através de suas redes sociais, um novo ato político com o objetivo de “devolver o Congresso ao povo”. O evento está marcado para este domingo, 14 de julho, às 14h, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, entre os postos 4 e 5. […]

Resumo

Ato Musical II: O Retorno em Copacabana

O cantor Caetano Veloso convocou, através de suas redes sociais, um novo ato político com o objetivo de “devolver o Congresso ao povo”. O evento está marcado para este domingo, 14 de julho, às 14h, na praia de Copacabana, Rio de Janeiro, entre os postos 4 e 5.

A mobilização surge como um protesto contra decisões recentes tomadas pelo Congresso Nacional. Entre elas, destaca-se a aprovação do Projeto de Lei (PL) da Dosimetria, que altera a forma de cálculo de penas e pode influenciar a situação de condenados, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros envolvidos nos atos de 8 de Janeiro.

A votação do PL da Dosimetria, finalizada na madrugada de quarta-feira (10), gerou reações imediatas de partidos de oposição, entidades civis e coletivos estudantis, intensificando a organização de manifestações em diversas partes do país.

Leia também:  PF Revela Infiltração do Comando Vermelho no Poder do Rio: Deputados e Desembargador são Alvos

Referência a atos anteriores

O nome “Ato Musical II: O Retorno” remete às manifestações musicais que ocorreram em setembro do ano passado. Na ocasião, artistas brasileiros se reuniram contra a PEC da Blindagem, que propunha exigir autorização prévia da Câmara ou do Senado para processar parlamentares e restabelecer o voto secreto em tais decisões. A pressão popular levou ao arquivamento da proposta no Senado.

O protesto deste domingo busca, assim como o ato anterior, canalizar a insatisfação popular e a pressão social sobre as decisões legislativas. A expectativa é de uma grande adesão de movimentos sociais e cidadãos preocupados com os rumos políticos do país.

Fonte: G1

Tags:

Notícias todos os dias!

De domingo a domingo, as notícias que você não pode deixar de perder em seu e-mail.

Veja também:

Chegamos ao fim!